QUEDA DE PELO EM GATO, ATÉ QUE PONTO É NORMAL?

QUEDA DE PELO EM GATO, ATÉ QUE PONTO É NORMAL?

A troca de pelagem é um processo muito comum e natural nos gatos. Assim como os nossos cabelos, os pelos possuem o seu ciclo de vida (nasce, cresce e morre ou caem). Quando há queda acima do normal, é importante observar em qual fase o felino se encontra, se na transição da infância para a vida adulta, durante as estações ou no envelhecimento do bichinho. Se a queda existe, porém o seu pet está bem, não há motivos para se preocupar, apenas observar.

Quando de fato devo me preocupar?
Observando os sinais, com o cotidiano você já consegue identificar o que é uma queda de pelo normal e quando está acima. Fique de olho nos seguintes sintomas:

  • Perda localizada: perto dos olhos, rabos e orelhas mas não em outros locais, pode indicar um problema de saúde;
  • Enfermidades dermatológicas enfraquecem a raiz dos pelos. Portanto, sarnas, alergias ou dermatites podem ser a origem do problema;
  • Coceira: além da queda, corre-se o risco da formação de feridas;
  • Mudanças comportamentais, de humor, apatia, também costumam indicar distúrbios na saúde do bichano;
  • Parasitas: pulgas e carrapatos também são grandes vilões e causam muita coceira;
  • Desequilíbrio nutricional: se você notou que além da queda se gato ainda está emagrecendo, é hora de suplementar.

Existe tratamento?
Sim, porém é preciso encontrar a causa primária desse excesso de queda, para isso é muito importante levar o seu gato ao Médico Veterinário para que ele possa examiná-lo e dar o diagnóstico preciso, somente assim poderá passar uma solução. No entanto, o cuidado com a pelagem não deve ser apenas estético, é muito importante que o acompanhamento do Veterinário seja constante, cuidar da alimentação, escová-lo sempre para tirar os pelos que ficam enroscado é fundamental para a manutenção da saúde do gato.

Uma dica Nutripharme é o uso contínuo de IMderme Pump®, que cuida dos gatos de dentro pra fora, fácil administração, palatável e você precisa de apenas um pump junto com a ração para garantir a manutenção dos pelos e pele do felino. Sua formulação contém Ácidos Graxos, Omêga 3 (EPA e DHA do Óleo de Salmão) e Ômega 6 na proporção ideal, além de Antioxidantes (Extrato de Semente de Uva) e Associações.

Verifique as indicações com o Médico Veterinário.

Por Nutripharme / 11 de janeiro de 2023