Cuidar da higiene bucal dos cães e gatos muitas vezes é uma tarefa árdua para o tutor, assim como os humanos os pets precisam realizar por no mínimo três vezes na semana a higiene bucal para afastar problemas como tártaro, mau hálito e até mesmo incômodos com a gengiva. E se você ainda tem dúvidas de como fazer isso, acompanhe a leitura que vamos te ajudar.
Primeiro vamos explicar pra você as possíveis doenças que podem acontecer se essa manutenção não for feita de maneira correta.
1. Tártaro
É preciso entender que o tártaro é praticamente inevitável que aconteça, mas alguns fatores podem contribuir para o surgimento e evolução do problema. A própria anatomia bucal leva a essa predisposição, além também da má alimentação ou alimentos inapropriados para os pets e o excesso de bactérias que o tártaro produz pode levar à uma doença periodontal e/ou gengivite, causando dor e dificuldade na mastigação, além daquele bafinho que a gente sente só de chegar perto do animal.
2. Gengivite
É uma doença comum nos pets, acontece principalmente quando as placas bacteriana se acumulam nos dentes, irritando a gengiva, causando sangramentos, dores e inflamação da gengiva, mas não se preocupe, tem solução.
3. Mau hálito
Isso a gente sente de longe, e esse problema nada mais é do que o acúmulo de substâncias e resíduos de alimentos que ficam na boca.
Parecem problemas que para nós se torna corriqueiro, mas que ao longo dos dias vai incomodando pets e tutores e para fazer a limpeza correta dos dentes do cão ou do gato, segue algumas dicas importantes, a última é a melhor, não sai daqui.
E aí, gostou dessas dicas? Então compartilha com o maior número de tutores possível.
Por Nutripharme / 17 de abril de 2023