Os gatos são de fato seres bem peculiares, pois são animais domésticos que partilham todas as características dos seus parentes selvagens. São fortes, ágeis, dotados de grandes reflexos, sentidos apurados e instinto de caça, com personalidade individualista, brincalhões e muito independentes. Mas além de todas essas características, separamos algumas curiosidades desse universo felino.
1. CUIDADOS
Os felinos precisam de cuidados especiais que variam de acordo com a idade. Os recém-nascidos têm olhos e ouvidos fechados (que abrem a partir do sétimo dia de vida), os pelos são curtos e eles são totalmente dependentes dos cuidados do tutor. A partir dos 30 a 60 dias de vida, eles começam a se socializar com brincadeiras. Com 3 meses iniciam as trocas de dentes que podem ir até os 7 meses de idade. Fique atentos, nesse período eles podem comer menos e ter amolecimento das fezes.
A partir dos 4 meses ocorre um certa independência e a maturidade sexual, que marca o fim da infância; o macho pode começar a marcar território e a fêmea entrar no primeiro cio, entre 5 e 7 meses.
2. CARACTERÍSTICAS
Bigodes: são extremamente importantes para os felinos, seu nome correto é vibrissa, ou seja, seus pelos são sensoriais ou táteis e fazem parte dos sentidos dos mamíferos e cresce em torno de 1 cm ao mês. As vibrissas são como um sonar que fornece informações sobre o ambiente, ao vibrarem elas dão orientações sobre o lugar, além de ajudarem no equilíbrio para saltarem e/ou subirem com segurança.
Olhos: estão entre os mais bonitos da natureza e chamam atenção também por sua visão que se adapta à luminosidade, as pupilas têm a capacidade de dilatar e contrair conforme a quantidade de luz que o olho recebe e da quantidade de adrenalida liberada, isso ajuda na sua sobrevivência. A retina capta a luz e transmite uma mensagem ao cérebro para interpretar e formar a imagem captada. Os gatos enxergam de 6 a 8 vezes mais que os humanos.
Audição: nem podemos comparar com a nossa, enquanto ouvimos sons até 20.000 Hertz, eles chegam a 65.000 Hertz.
Olfato: possuem em média 200 milhões de células olfativas, enquanto isso lutamos com 5 milhões.
3. SENTIMENTOS
Muitos acreditam que pelo fato dos gatos serem animais independentes eles não possuem sentimentos, o que não é verdade. Os bichanos possuem os mesmos sentimentos pelos seus tutores se comparados com o que as crianças sentem em relação aos pais. Um outro dado importante é que quando ficam muito tempo sozinhos, podem demonstrar sinais de ansiedade.
Bem, poderíamos ficar por horas conversando sobre o universo dos felinos e suas peculiaridades, essas curiosidades citadas acima são essenciais para se conhecer um pouco mais sobre o universo dos gatos.
Por Nutripharme / 14 de agosto de 2023