Você sabia que cachorros e gatos também podem desenvolver câncer de próstata? Assim como nas fêmeas, o cuidado para a prevenção é extremamente importante, por isso outubro é dedicado às fêmeas (Outubro Rosa) e novembro aos machos (Novembro Azul).
A saúde dos machos
Pode parecer mentira, mas o número de animais de estimação com um quadro de câncer de próstata vem aumentando significativamente ao longo dos anos, esse é um assunto que deve ser debatido e conhecido pelos tutores, afinal de contas, a partir do momento em que adota um animal de estimação, você se torna responsável pela saúde e bem-estar dele. Alimentação saudável e exercícios físicos não eximem a necessidade das visitas periódicas ao Médico Veterinário, bem como exames de rotina. O diagnóstico precoce auxilia no tratamento e em uma possível cura.
A próstata
A próstata é uma glândula acessória do sistema reprodutivo do macho que fica localizada na cavidade pélvica. No macho idoso (não castrado), seu tamanho pode aumentar levando a formações de cistos, abscessos e até neoplasia¹. Quando ocorre esse aumento, devido ao fato da próstata circuncidar a uretra, essa alteração pode comprometer os órgãos vizinhos e impedir a passagem de urina ou dificultar o animal a defecar. A maioria dos cães não castrados podem desenvolver a Hiperplasia Prostática Benigna ou outras condições como as Prostatites Bacterianas (infecções), entre outra doenças.
¹Neoplasia, também chamada de tumor, é um crescimento desordenado
de células no organismo. Ela é classificada como benigna ou maligna
e pode ter causa genética ou ambiental.
Principais sintomas
Diagnóstico e Tratamentos
Quanto antes realizado os devidos exames, melhor, pois isso aumenta as chances de cura. Os principais exames são:
Ao entender e cruzar as informações (exames + sintomas) é possível chegar a um diagnóstico e oferecer ao animal o melhor tratamento, seja por meio de medicamentos antibióticos e/ou cirurgias. Alguns Médicos Veterinários recomendam a castração, já que ela é comprovadamente o melhor método de prevenção. O procedimento diminui em até 90% os riscos do animal desenvolver câncer, além de influenciar também no comportamento em relação a domínio.
Lembre-se: a prevenção sempre será o melhor remédio para qualquer doença, por isso nunca se esqueça que, como tutor é dever cuidar do seu animal de estimação, oferecendo a ele conforto, alimentação saudável, exercícios físicos, suplementação e visitas regulares ao Médico Veterinário.
Por Nutripharme / 30 de outubro de 2023