Além de oferecer aos nossos pets suplementos que auxiliam na manutenção de todo o corpo, também é nosso dever informar sobre alguns assuntos importantes relacionados aos cães e gatos. O objetivo desta matéria é trazer informação, alertar sobre cuidados e prevenção sobre uma doença que afeta tanto cães como gatos, que são a Doença Renal Crônica e Insuficiência Renal. De acordo com um estudo publicado pelo Centro Médico de Minesota (EUA) e citado pelo site do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMVSP), 10% dos cães e 30% dos gatos possuem Doença Renal Crônica (DRC). Ela é considerada uma doença silenciosa, que não tem cura, mas que pode ser controlada para oferecer ao paciente qualidade de vida.
É importante lembrar que a DRC é irreversível e progressiva, por isso é fundamental ao tutor focar em sua prevenção, com consultas de rotina, realização de exames preventivos, ajustar a alimentação, passos que devem ser orientados pelo Médico Veterinário. Ressaltamos que o sucesso da condução da doença, depende do relacionamento e confiança do tutor com o Veterinário, que vai direcionar e ajustar o tratamento conforme a necessidade do animal e assim melhorar a expectativa de vida e dar ao pet uma vida com mais qualidade.
Conheça a diferença entre Doença Renal Crônica e Insuficiência Renal
A Doença Renal Crônica é a perda da função renal, ou seja, a diminuição da capacidade do rim de filtrar o sangue, pode acontecer em qualquer idade, porém é mais comum em cães e gatos mais velhos. Seus principais sinais são: ingestão excessiva de água ou a sua diminuição, falta de apetite, vômitos, diarreia, perda de peso, apatia e fraqueza.
Já a Insuficiência Renal Aguda é a perda da função renal de forma súbita, que pode acontecer devido a possíveis intoxicações (medicamentos, toxinas, venenos, planta, entre outros) ou como choque grave (traumatismos, desidratação, hemorragia intensa, entre outros). Os sintomas mais comuns são: apatia, vômitos, aumento ou diminuição da urina, diarreia, febre e halitose.
Tratamento
Entender e definir qual o estágio da doença em que o animal apresenta é fundamental para o direcionamento correto do tratamento, que deve ser feito único e exclusivamente pelo Médico Veterinário. Durante esse período, é preciso verificar conforme o profissional prescrever o controle da alimentação, pressão arterial, monitoramentos de fósforo, potássio, sódio e proteína. Como falamos no início deste estudo, a Doença Renal Crônica ou Insuficiência Renal são doenças que não têm cura, porém é possível oferecer ao paciente qualidade de vida, permitindo que cães e gatos possam desfrutar dessa longevidade de sua jornada.
E para finalizar esse artigo, deixo com vocês uma frase do professor Dr. Júlio César Cambraia Veado: “A doença Renal Crônica é uma doença sem cura, entretanto cuidar dos néfrons remanescentes que estão em sobrecarga e inflamados, bem como, permitir que estes animais aproveitem melhor os suplementos e alimentos de qualidade que recebem para manterem-se nutridos, garante os dois principais objetivos do Médico Veterinário neste desafio: longevidade e qualidade de vida.”
Por Nutripharme / 20 de julho de 2024