Sabemos que o excesso de açúcar pode trazer alguns prejuízos para a nossa saúde, há quem diga que o ingrediente vicia mais que drogas. Mas para os pets o perigo ainda é bem mais, mesmo que seja em pequenas porções o açúcar pode ser muito prejudicial à saúde do seu animal. Por isso, dar doces ao seu pet está terminantemente proibido. Se quiser agradar o seu filho de quatro patas, há opções bem mais saudáveis.
Mas afinal, quais são os riscos?
Em primeiro lugar, precisamos lembrar que a alimentação dos nossos amigos é bem diferente da nossa e precisam de uma atenção extra. Na natureza os cães se alimentam basicamente de carnes, vegetais e até frutas, isso explica o porquê de alguns cães gostarem de doces, já que as frutas contém frutose (um tipo de açúcar). Os doces industrializados podem ser considerados tóxicos para os peludos. Separamos alguns doces que os cães NÃO PODEM COMER.
1. Chocolate
Um dos nossos doces favoritos, porém ele é extremamente perigoso para o seu amicão, ele contém uma substância chamada teobromina, um componente tóxico para o organismo dos pets. A cafeína presente também causa prejuízos. Em pequenas quantidades de ingestão do chocolate os cães podem ter:
2. Xilitol
É um tipo de açúcar extremamente tóxico. Quando ingerido pelo cachorro, o pâncreas passa a produzir altas doses de insulina, que causam os seguintes sintomas:
Mas já que não posso dar doces para o meu cachorro, o que posso dar para agradar o meu pet?
Existem legumes e frutas que são seguros e que eles irão amar:
Lembrando que essas são opções naturais que devem ser descascadas, sem sementes e sem nenhuma adição de tempero. Cuidar da saúde do nosso pet é fundamental e essencial para o equilíbrio e qualidade de vida dos nossos melhores amigos.
Por Nutripharme / 15 de dezembro de 2021